O documento final da CONAE sintetiza todas as questões debatidas nas etapas intermunicipais, estadual e nacional e traz posicionamento da sociedade perante os principais temas da educação!
Em especial, destaco o parágrafo 145, no que se refere ao atendimento das crianças de 0 a 3 anos e sugestão de data de corte para matrícula no ensino fundamental.
Destaco também parágrafo 162, L, sobre licença remunerada para professores cursarem mestrado e doutorado.
O link para o documento está no final do Blog, em "Sites e blogs relacionados".
Espero que todos aproveitem bastante a leitura deste documento, que contou com a contribuição de muit@s de vocês.
Grande beijo, Gabi
quarta-feira, 26 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
Dê a sua opinião sobre a idade de atendimento das crianças na educação Infantil e a formação dos professores para esta etapa da educação
Atualmente nos encontramos em meio a diversos debates sobre a idade de atendimento das crianças na educação infantil e sobre a formação dos profissionais para atuar nessa etapa da educação. Frente a tantas propostas sobre o assunto (há quem defenda que as crianças deveriam ir para o ensino fundamental apenas com 7 anos e quem reivindique a entrada das crianças no fundamental aos 4 anos de idade!), gostaríamos de saber a sua opinião sobre a idade de atendimento da educação infantil e sobre a formação que deveria ser exigida dos professores que atuam nesta etapa da educação básica! Poste seu comentário e posicione-se sobre a questão!
Para mais informações sobre os assuntos, veja matérias listadas nete blog.
CARTA ABERTA - Em defesa do direito das crianças, contra o PLC 6755/10
Gostaríamos de parabenizar a tod@s integrantes e apoiador@s do Fórum Regional de Educação Infantil - São Carlos/SP
pela atuação em defesa do direito das crianças de até 6 anos à educação infantil,e na luta contra o projeto de lei PLS 414/08, que agora tramita na câmara dos deputados identificada como PLC 6755.
Aconteceu no último dia 20 de maio, em Brasília, audiência pública na câmara dos deputados, para tratar do PLC 6755. Na ocasião, diversos segmentos da sociedade, representantes de entidades de todo o Brasil, mobilizaram-se e fizeram-se presentes. Vale destacar o importante papel desempenhado pela delegação de São Carlos e região, que participou da audiência com 30 pessoas, de São Carlos, Araraquara, Ibaté, Rio Claro e São Paulo, representando 20 diferentes entidades, dentre as quais o Fórum Regional de Ed. Infantil, Conselho Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de São Carlos/SP, Conselhos de Escolas e APM de CEMEIs, EMEBs e EEs, Movimento de Mulheres de Rio Claro, ONGs, Associações de Bairro, Associação Monte Azul, Aliança pela Infância, Orçamento Participativo de São Carlos/Projeto OP Educa, Fórum Paulista de Educação Infantil, além de outros.
Agradecemos a tod@s que de alguma forma fizeram parte dessa mobilização, seja pela participação efetiva, pelo apoio constante ou pelo envio de e-mails e moções aos deputados e senadores.
As falas do relator e do presidente da comissão educação ao final da audiência apontam para a data de 31/03 como data corte para a matrícula de crianças de crianças no ensino fundamental. Somente crianças com 6 anos completos nesta data, no início do ano leívo podriam ser matriculadas no ensino fundamental, conforme prevê a resolução n. 001/10 do CNE e as diretrizes curetrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Crianças que completam 6 anos após essa data permanecem na educação infantil! No final da audiência, pronunciaram-se contra o projeto de Lei do Senador Flávio Arns, a profa. Gabriela G. Tebet , representando o Fórum Regional de Educação Infantil de São Carlos, a profa. Márcia Belini, em nome do Conselho Municipal de Educação de São carlos e a prefeitura Municipal de Educação, o professor Thiago carneiro, em nome do Conselho de Escola da EMEB Afonso Fioca Vitali além de representantes das escolas Waldorf, do Fórum Paulista de Educação Infantil e do SINPEEM. Nem mesmo a assessora do senador Flávio Arns foi capaz de defender a proposta inicial e apontou para a possibilidade de um acordo, por meio do sustitutivo que será proposto pelo relator.
Grande vitória do movimento nacional, com participação massiva de São Carlos e Região!
Parabéns a tod@s pela conquista!
Grande beijo,
Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Fórum Regional de Educação Infantil - São Carlos/SP
Histórico do Fórum
Em 13 de março de 2010, reuniu-se nas dependências da UAC um grupo composto de 15 pessoas que se intitularam comissão pró-fórum reginal de educação infantil. Nesta reunião falamos da atuação do Fórum Paulista de Educação Infantil, da participação do município de São Carlos na CONAE estadual e da necessidade de nos organizarmos em algum tipo de associação. Falamos da importância de lutarmos por valorização profissional na educação infantil e pelos direitos das crianças e agendou-se uma nova reunião que deveria ser amplamente divulgada a fim de constituir um Fórum Regional legítimo, com a participação de outros municípios e de diversos segmentos sociais.
Em de 24 de abril do mesmo ano, cerca de 80 pessoas se reuniram para tratar da criação do Fórum Regional de Educação Infantil e para discutir as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil publicadas em dezembro de 2009.
Constituído o Fórum Regional, conversamos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com a apresentação feita por Gabriela Tebet e Peterson Rigato, (ambos, neste momento representando o Fórum Paulista de Educação Infantil). Depois da apresentação feita pelos dois, muitos participantes fizeram suas colocações sobre diferentes temáticas que nos preocupa no que diz respeito à Educação Infantil. Tratamos de financiamento; da lei de obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir dos 4 anos na educação infantil bem (esta debatida longamente visto a sua polêmica); importância de um currículo garantindo as especificidades de cada realidade e a cultura de cada comunidade, relação dos municípios com o Estado no que se refere a data base para a matrícula da s crianças, considerando o ensino fundamental de 9 anos e a garantia de que as crianças que completam 6 anos ao longo do ano continuem na educação infantil; qualificação dos/as profissionais, entre outros.
Dentre os presentes, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, professores/as da rede municipal de São Carlos, equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Borborema, Santo Antônio de Aracanguá, Araçatuba, Gavião Peixoto, Américo Brasiliense e Nova Lusitânia. Contamos ainda com diretores/as de escola, coordenadores/as, recreacionista, consultora de Educação, pesquisadores/as na Educação Infantil (UFSCar e UNESP/Marília), agentes educacionais, secretário municipal de educação (Borborema) e representantes do Fórum Paulista de Educação Infantil.
Assinar:
Postagens (Atom)