Sejam bem-vind@s ao Blog do Fórum!

O Fórum Regional de Educação Infantil - Região Central/SP constitui-se como um coletivo de pessoas interessadas em discutir e lutar pelo direito das crianças à uma educação infantil de qualidade. Por enquanto, o Fórum não terá uma equipe gestora e será aberto a participação de familiares das crianças, professoras, gestoras(es), equipe de apoio das instituições de educação infantil, pesquisadoras(es), representantes do poder executivo, legislativo e judiciário e quem mais desejar das cidades que se considerarem pertencendo à região central de SP.
Foi criado em 24 de abril de 2010 por representantes de diversos segmentos e municípios do estado de São Paulo e desde então tem agregado cada dia mais municípios, atuando na defesa do direito das crianças à educação Infantil.
Sejam tod@s bem vind@s a este espaço público, de mobilização e atuação em defesa dos direitos das crianças à uma educação infantil de qualidade.



sábado, 22 de maio de 2010

Histórico do Fórum


Em 13 de março de 2010, reuniu-se nas dependências da UAC um grupo composto de 15 pessoas que se intitularam comissão pró-fórum reginal de educação infantil. Nesta reunião falamos da atuação do Fórum Paulista de Educação Infantil, da participação do município de São Carlos na CONAE estadual e da necessidade de nos organizarmos em algum tipo de associação. Falamos da importância de lutarmos por valorização profissional na educação infantil e pelos direitos das crianças e agendou-se uma nova reunião que deveria ser amplamente divulgada a fim de constituir um Fórum Regional legítimo, com a participação de outros municípios e de diversos segmentos sociais.

Em de 24 de abril do mesmo ano, cerca de 80 pessoas se reuniram para tratar da criação do Fórum Regional de Educação Infantil e para discutir as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil publicadas em dezembro de 2009.

Constituído o Fórum Regional, conversamos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, com a apresentação feita por Gabriela Tebet e Peterson Rigato, (ambos, neste momento representando o Fórum Paulista de Educação Infantil). Depois da apresentação feita pelos dois, muitos participantes fizeram suas colocações sobre diferentes temáticas que nos preocupa no que diz respeito à  Educação Infantil. Tratamos de financiamento; da lei de obrigatoriedade de matrí­cula de crianças a partir dos 4 anos na educação infantil bem (esta debatida longamente visto a sua polêmica); importância de um currí­culo garantindo as especificidades de cada realidade e a cultura de cada comunidade, relação dos municí­pios com o Estado no que se refere a data base para a matrí­cula da s crianças, considerando o ensino fundamental de 9 anos e a garantia de que as crianças que completam 6 anos ao longo do ano continuem na educação infantil; qualificação dos/as profissionais, entre outros.

Dentre os presentes, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, professores/as da rede municipal de São Carlos, equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Borborema, Santo Antônio de Aracanguá, Araçatuba, Gavião Peixoto, Américo Brasiliense e Nova Lusitânia. Contamos ainda com diretores/as de escola, coordenadores/as, recreacionista, consultora de Educação, pesquisadores/as na Educação Infantil (UFSCar e UNESP/Marília), agentes educacionais, secretário municipal de educação (Borborema) e representantes do Fórum Paulista de Educação Infantil.

2 comentários:

  1. SOLIDARIEDADE E COMPANHIA

    Solidários, somos gente;
    Solitários, somos peças.

    De mãos-dadas, somos força;
    Desunidos, impotência.

    Isolados, somos ilha;
    Juntos, somos continentes.

    Inconcientes, somos massa;
    Reflexivos, somos grupo.

    Organizados somos pessoas;
    Sem organização, somos objetos de lucro.

    Em equipe, ganhamos, libertamo-nos.
    Individualmente, perdemos, continuamos presos

    Participando, somos povo;
    Marginalizando-nos, somos rebanho.

    Unidos somos soma;
    Na massa, somos número.

    Dispersos, somos vozes no deserto;
    Agrupados, fazemo-nos ouvir.

    Amontoando palavras, perdemos o tempo;
    Com ações concretas, construímos sempre.
    (Manoel Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. ´Que lindo poema, Terê!
    Sintetiza bem o espírito do Fórum! Adorei... beijão, Gabi

    ResponderExcluir