Sejam bem-vind@s ao Blog do Fórum!

O Fórum Regional de Educação Infantil - Região Central/SP constitui-se como um coletivo de pessoas interessadas em discutir e lutar pelo direito das crianças à uma educação infantil de qualidade. Por enquanto, o Fórum não terá uma equipe gestora e será aberto a participação de familiares das crianças, professoras, gestoras(es), equipe de apoio das instituições de educação infantil, pesquisadoras(es), representantes do poder executivo, legislativo e judiciário e quem mais desejar das cidades que se considerarem pertencendo à região central de SP.
Foi criado em 24 de abril de 2010 por representantes de diversos segmentos e municípios do estado de São Paulo e desde então tem agregado cada dia mais municípios, atuando na defesa do direito das crianças à educação Infantil.
Sejam tod@s bem vind@s a este espaço público, de mobilização e atuação em defesa dos direitos das crianças à uma educação infantil de qualidade.



quarta-feira, 2 de março de 2011

Educação Infantil: COEDI/MEC, UFSCar e CEERT preparam orientação curricular, rede e materiais de apoio




Reunião realizada no último dia 10 de fevereiro, em São Paulo, da qual participaram a COEDI - MEC, a UFSCar, o CEERT e parceiros, deu formato final à estratégia de mobilização e cronograma para implementação da Rede Nacional para a Igualdade Etnicorracial na Educação Infantil.
A Rede integra um conjunto de produtos e ações que estão sendo preparados pelo CEERT, conforme contrato assinado com a UFSCar e apoiado pela Coordenação de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica/MEC.
Os produtos e ações podem ser agrupados do seguinte modo: a) três textos de referência analítica, conceitual e normativa para professores e gestores, a serem publicados em formato de livro; b) conteúdo para curso de formação continuada para professores e gestores, formato e-learning e materiais audiovisuais de apoio ao professor e comunidade; c) formação da Rede Nacional para a Igualdade Etnicorracial na Educação Infantil.
Caberá à Rede a difusão de conteúdos e proposições de métodos e técnicas para práticas pedagógicas de valorização da diversidade etnicorracial na educação infantil. Ela deverá contribuir também para a organização e o fortalecimento de um campo de ação técnica e política em torno do tema, conscientizando e mobilizando professores, gestores e comunidade, bem como indicando parâmetros de parceria entre sociedade e poder público, inclusive para o monitoramento de políticas públicas.
Os participantes da reunião deliberaram ainda que uma das primeiras iniciativas da Rede será deflagrar o debate e a elaboração coletiva de uma pré-proposta provisoriamente intitulada “Orientações Curriculares para a Valorização da Diversidade Etnicorracial na Educação Infantil”.
Trata-se de uma iniciativa que pretende fomentar o debate em torno desta estratégica temática e subsidiar a elaboração de um esboço de documento a ser apresentado futuramente ao MEC, inclusive ao Conselho Nacional de Educação.
Nos próximos dias, serão distribuídos três documentos com o objetivo de balizar a discussão sobre orientações curriculares: um texto introdutório do CEERT sobre a natureza, estrutura e finalidade das orientações curriculares; um paper escrito pelos professores Hédio Silva Jr., Lucimar Rosa Dias e Maria Aparecida Silva Bento, apresentado na última reunião da ANPEd, e um artigo de autoria da Profa. Lucimar Rosa Dias.
O trabalho de formação da rede e elaboração da pré-proposta de orientações curriculares prevê ainda a realização de cinco encontros regionais, sendo que dois deles já têm data programada: em abril deverá ocorrer um encontro em Belo Horizonte e em junho em Salvador.
Participe deste trabalho: sua colaboração é imprescindível para que a educação infantil cumpra seus objetivos constitucionais e atue efetivamente para que nossas crianças aprendam desde cedo a valorizar a diversidade e comprometer-se com a igualdade etnicorracial.
Sinta-se a vontade para divulgar esta iniciativa entre sua rede de contatos, enviar textos pertinentes e tomar qualquer outra iniciativa que lhe pareça oportuna.

Participantes da reunião:

Rita Coelho, Coordenadora de Educação Infantil/SEB/MEC
Valter Silvério e Anete Abramowicz, professores da UFSCar
Maria Aparecida Silva Bento e Hédio Silva Jr., Diretores Executivos do CEERT
Paulo Vinícius Baptista da Silva, Coordenador do GT-21 e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR
Silvia Maria Pereira de Carvalho e Maria Virgínia Gastaldi, respectivamente Diretora e Coordenadora do Instituto Avisa Lá
Leonor Franco Araújo, professora da UFES
Marly Silveira, Consultora do CEERT e Professora da UnB
Lucimar Rosa Dias, Consultora do CEERT e Professora da UFMS
Waldete Tristão, Consultora do CEERT
Carolina de Paula Teles Duarte, Consultora do CEERT
Mário Rogério Silva, Sociólogo; Shirley dos Santos, Psicóloga; Angela B. C. L. de Mello, Psicóloga; Daniela Martins Pereira Fernandes, Psicóloga; Edison da Silva Cornélio, Administrador e Ana Claudia Mielki, Jornalista, equipe do CEERT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário